Dia 1 de Abril entra em vigor o novo código de viação em Angola, e parece que não vai ser mentira, pelo menos nos primeiros dois dias até as autoridades perderem o controlo de uma situação cujo mínimo domínio nunca tiveram…
Cintos de segurança obrigatório, proibição de falar ao telemóvel e manter uma distância de segurança lateral e lotação limitada são algumas das inovações. Inspecção automóvel também obrigatória, o que vai fazer interessante ver como é que os candongueiros e o público em geral vai lidar com a hecatombe que seria para a vida diária das pessoas se esta imposição fosse levada a sério… Se os puserem fora da estrada vai haver umas férias em massa a não ser que vá tudo acampar para a porta do trabalho, o que pelo que se vê nas ruas não é uma ideia assim tão peregrina…
Há que compreender que a maioria dos condutores aqui da terra não fica à espera de questões administrativas para dar à chave na viatura. O processo é natural e começa-se por guiar, ser apanhado sem carta, guiar, ser apanhado sem carta, guiar e agora tirar licença, o que pode ser conseguido, dizem as línguas viperinas da reacção, por 500$ sem ter de gastar tempo útil a fazer o exame propriamente dito. Um género de passagem administrativa como o governo Sócrates anda a fazer com a educação em Portugal, depois do chefe de “governo” ter experimentado pessoalmente os benefícios da coisa.
Mais nesta frente depois de se ver o que isto vai dar. A ver se conseguem tirar meia dúzia de carros das ruas. Um deles até pode ser que o camião de 18 rodados que passou hoje a 50 à hora rente ao nosso nariz numa rua de 100m. O motorista diz que estes tipos eram condutores de táxis que passaram para a artilharia pesada. Não temos razões para duvidar do bom discernimento do senhor..
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário